O Coletivo

O coletivo surgiu através de um grupo de amigos que fazia aulas no antigo programa “Escola da Família” na escola estadual Odete Maria de Freitas (Embú das Artes – SP). Após a saída dos professores iniciais do projeto, o até então aluno, Felipe Afonso assumiu a função de professor da turma pra não deixar o grupo acabar. Mesmo sendo uma mudança muito radical num primeiro momento, a coragem do fundador do coletivo mostrou o potencial deste grupo que deu muito certo e está a quase 10 anos em atividade!


Eu Soul Sambarock

A idéia partiu da vontade de criar um nome que se identificasse com cada pessoa que viesse às aulas e que também permitisse a cada um manifestar sua essência dentro deste movimento cultural.


Exalte sua essência! Seja você o Samba-Rock através da dança, da música, da sua própria luz. Nosso nome tem a intenção de retratar a integração e a alegria de todos.

“ Muito mais que uma dança, um estado de espírito” – Assim como nosso slogan, nossa meta é fazer com que cada pessoa que nos procure entenda que o coletivo não busca só o dançar, buscamos os sorrisos, as trocas afetivas e toda a transmissão cultural que o Samba-Rock compõem.
Somos um grupo de amigos que ama o *Movimento Cultural do Samba-Rock* em sua essência e que decidiu multiplicar este “estado de espírito” através da história, da dança, da música e de novas amizades a todos que se interessarem.

Surgimos no município de Embú das Artes – SP para suprir o desejo de conhecer, aprender e disseminar o Samba-Rock, que era tão vivenciado em outras localidades da cidade de São Paulo. Aos poucos o coletivo foi crescendo e se expandindo para unidades com oficinas nos municípios em São Paulo e Taboão da Serra.

Atualmente, o Coletivo conta com 10 membros fixos, entre diretores, professores e DJs que mesclam suas expertises profissionais para promover a Cultura e expansão da Cultura Samba-Rock.

Aulas

O primeiro professor do coletivo é também o fundador: Felipe Afonso. Ao assumir as aulas do grupo, ele passou a se aperfeiçoar na área fazendo cursos e aulas com mais profissionais do estilo para que pudesse incorporar metodologias. Estes métodos passaram a ser adotados pelos demais professores do coletivo a partir de então. Aprendizado e transmissão do conhecimento dentro da constelação familiar.


Atualmente as oficinas são estruturadas de maneira simples e dinâmica permitindo o fácil aprendizado do grupo, onde todos se ajudam de forma a garantir a progressão continuada da turma. As oficinas duram de 1h30 à 2h para que seja possível o ensino e a prática da dança da forma mais completa possível.

Metodologia das aulas:

  • Ensino da História do Samba-Rock;
  • Ensino da base e dos giros do Samba-Rock;
  • Movimentos de aula;
  • Prática dançante da turma.